domingo, 5 de outubro de 2008

Felicidade no mapa-mundi



"Nestes tempos de guerra e de rumores de guerra, nunca sonhaste com um lugar onde haja paz e segurança, onde viver não seja uma luta constante mas uma alegria perene?"



Horizonte Perdido, realizado por Frank Capra em 1937.







Essa frase vem na introdução de um livro que estou lendo, muito interessante, que se chama "Geografia da Felicidade" de um jornalista norte-americano, Eric Weiner. Com base em um estudo realizado sobre a ciência da felicidade, alguns países no mundo foram eleitos como os mais felizes, onde as pessoas são mais felizes. Então esse jornalista decidiu visitá-los para perceber o porque dessa eleição, porque estava a felicidade em determinados países.



A questão que impera num estudo desse é saber como se mede a felicidade, e é simples: pela atitude perante a vida. Aristóteles disse: "A felicidade é uma actividade virtuosa da alma", ou, uma vida virtuosa é uma vida feliz. Diz-se nesse livro que "a distribuição de riqueza não prediz felicidade. Países mais pobres não são menos felizes que os considerados mais ricos, as vezes são até mais felizes."



O primeiro país que Eric visitou foi a Holanda. Diz que os holandeses toleram tudo! No dia-a-dia 3 actividades trazem felicidade: drogas, prostituição e ciclismo, todas legalizadas! Mas com moderação.... Os coffee shops holandeses são famosos!!!!



Mas a tolerância com tudo e todos tem um preço, se nos lembrarmos do assassinato de Theo Van Gogh, por um extremista muçulmano, em Holanda.



Diz o autor: "A relação entre felicidade e consumo de estimulantes, segue uma curva em U invertido. Tipos desmancha-prazeres e que bebem demais são menos felizes que os consumidores modestos." Tudo com moderação!



Acho interessante a conclusão que ele faz quando deixa a Holanda, dizendo que a tolerância é muito boa, mas pode facilmente levar a indiferença, perdendo, a vida, uma certa graça.



Então aí esta a felicidade dos holandeses: tolerância que leva a liberdade a todos os níveis. Não podemos saber se é certo ou errado, porque cada um de nós define felicidade de forma diferente. Só quero mostrar a vocês alguns aspectos desse livro, e de todos os países considerados "felizes" através de um "estudo", não é nada pessoal.







O próximo país é a Suíça. Por que serão os suíços tão felizes?

Luz à todos!
Foto:www.olhares.com