sábado, 11 de outubro de 2008

Os suiços sabem o que fazem


O outro país da lista de felicidade que nosso autor visitou foi a Suiça. Para nós, Suiça é sinónimo de perfeição, de educação.



Transcrevo: " a Suíça é competente e pontual, rica e com uma taxa de desemprego quase nula, também tem ar puro e ruas imaculadas. Chocolate? Delicioso e abundante! Mas feliz?" Arthur Schopenhauer dizia que a felicidade é ausência de miséria, então os suíços são mesmo ricos, mas a felicidade exige um pouco de alegria certo? Eric se sente confuso por encontrar a Suíça na lista dos países mais felizes, bem melhor classificada que Itália e Franca, dois países que inventarem a joie de vivre. Pessoalmente acho que a funcionalidade suíça colocou-a nesse patamar..
Mas Eric não cansa de a classifica-la como muito enfadonha, sem vida!!! ele diz que os estudiosos da felicidade descobriram que, de um ponto de vista estatístico, os suíços sabem o que fazem e é melhor viver nesse meio-termo, do que oscilar constantemente entre grandes altos e terríveis baixos.
Será aí que se encontra a bem aventurança dos suiços?
Acho que também toda aquela natureza ao redor inspira!!!!


Uma coisa interessante e actual que o autor coloca é que a eutanásia na Suiça é totalmente legalizada, enquanto que cortar relva ao domingo é proibido! Qual o critério para se debater ou comparar questões do cotidiano com questões ligadas a forma como queremos morrer, por exemplo?

Decididamente, para o autor a Suiça é um tédio!!!!

Mas conforme ele vai se adaptando ao dia-a-dia suiço começa a perceber que eles nao são nada entediantes, apenas parecem ser. Tanto que ele criu um blogue pedindo aos suiços para comentarem sobre a felicidade, e eu achei espectacular um dos comentários, que para mim em particular diz muito: " TALVEZ A FELICIDADE SEJA ISSO: NAO SENTIMOS QUE DEVÍAMOS ESTAR NOUTRO LUGAR, A FAZER OUTRA COISAS, SENDO OUTRA PESSOA..."

O que eu sei de diversos pessoas que conheço é que quem vive na Suiça, não quer sair mais de lá!!!!!!


Mas adiante... vamos ao Butão???


Luz à todos!

foto: www.olhares.com