quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cheira bem... Cheira à Lisboa!!!





Pegando sugestão de um amigo, decidi elaborar um roteiro de visita à Lisboa que não foge muito dos turísticos, mas passa pelo olhar de uma pessoa que viveu 11 anos consecutivos naquela terra que me é tão especial…

Elaborei algo para 5 dias, fica meio apertado, mas dá para cumprir!!!

Em Lisboa nos sentimos em casa… aquele ar bucólico contagia e te deixa inspirado, inserido naquelas paisagens cheias de história.

  • Começo pela região de Belém. Podem reservar um dia inteiro para passear no meio daqueles jardins, dos monumentos, dos cafezinhos e pastéis de nata…. Comece pelo lado marítimo. Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, e caminhem nas margens do Rio Tejo.

Por uma passagem subterrânea irão para o lado terrestre de Belém, tendo o Mosteiro dos Jerônimos, Centro Cultural de Belém e o Jardim. Usufruam bastante do jardim, cheio de pequenas estátuas no meio dos arbustos. Depois uma pausa inevitável nos Pastéis de Belém. Com certeza irão encontrar um fila gigantesca na porta, mas não se assustem… entrem… pois existem diversos salões com mesas lá dentro (com lindos azulejos nas paredes), onde poderão desfrutar do maravilhoso e famoso pastel de nata… Para encerrar sugiro uma caminhada pelas Docas de Alcântara, com inúmeros restaurantes, à escolher, e admirando a Ponte 25 de Abril...

  • Os próximos dois dias eu sugiro uma maratona pela cidade (eu aconselho que andem muito de ônibus, ou melhor, auto-carro, são modernos e para além disso aprecia-se toda a paisagem).
Começando no Chiado, um cafezinho na Brasileira, onde Fernando Pessoa está a espera para tirar uma foto com você!! Depois descendo em direção a Baixa Chiado, vai encontrar o Elevador Santa Justa, que te levará da Baixa até um miradouro, onde terão uma vista de tirar o folego!! Muitas fotos nessa hora!!!

E descendo novamente até a Baixa Chiado: Praça do Comércio, Rua Augusta, Praça da Figueira, Rossio, Estação de Comboios do Rossio, Restauradores, Teatro D.Maria II. Nessa região há muitas tascas com especialidades portuguesas.

Dos Restauradores tem inicio a Av. da Liberdade, a mais famosa rua de Lisboa, muito arborizada e florida, com pequenas fontes no meios das plantas, bem como inúmeras lojas de griffe e o Teatro Tivoli.

No topo da avenida está Marquês de Pombal e o Parque Eduardo VII. Imperdíveis também!!

Podem fechar com a Praça de Touros, no Campo Pequeno. Nessa região tambem encontra-se muitos lugares bons de se comer.

No meio disso tudo um olhar muito atento para a arquitetura, e um guia de história (perfeito!!)…

Um passeio de elétrico é tudo!!!!!!! Com ele vá até o Castelo de São Jorge.. Até lá, alguns miradores com vista sobre o Tejo!!! Clic, clic, clic….. Do Castelo uma vista totalmente sem palavras… depois me conte….

Podem descer a pé, passando por Alfama, Catedral da Sé, Convento do Carmo. Tentem encaixar o Panteão Nacional.

  • Para o quarto dia, no lado oposto da cidade, eu aconselho que apanhem o metro (as estações da linha vermelha são lindas!!!), vá até o Parque das Nações, local onde foi realizada a Expo 98. Prepare a máquina fotográfica e os pés….
Gare do Oriente, Oceanário, fontes, pavilhões, teleférico, Ponte Vasco da Gama… Essa região foi totalmente construída para a exposição e se mantém ativa.
  • Encerrando o ciclo de 5 dias, um passeio até Cascais!!!

No Cais do Sodré você apanha o Comboio e deixe-se levar!!!!! Sugiro que você desça no Estoril, dê um passeio no jardim, no Casino, e depois vá caminhando pelo paredão (beira mar) até Cascais.

Muitas poses pelo caminho….

Em Cascais você apanha o comboio novamente até o Cais do Sodré.

Se puderem encaixar Sintra nesse dia… é imperdível……… os travesseiros da Periquita e o Palácio da Pena


BOA VIAGEM!!!!!!!!!!!!!!


Luz à todos!!!!!!!!