terça-feira, 22 de maio de 2012

Basta um "clique" e estamos "ligados"



Esse foi um tema sugerido há algum tempo: REDES SOCIAIS MODERNAS E A AUSÊNCIA DA SAUDADE.



Você sofre dessa doença? Ausência de saudade... Doença...? De certa forma sim. Se você abdica de estar com alguém porque pode simplesmente lhe enviar um “oi” pelo MSN, você está doente. Se você prefere ver as fotos dos seus amigos publicadas no Facebook e “Curtir” ao invés de estar com eles e fazer parte das fotografias, você está em estado crítico. Se é mais prático para você ligar sua Webcam e chamar seus amigos e familiares pelo Skype ao invés de tentar estar um pouco ao lado deles, você está em coma profundo.


Não estou aqui ignorando a importância da Internet e da sociabilidade que ela proporciona, longe de mim! Não fico um dia longe do meu Net, ou do meu Note!


A questão é a banalização da “presença”.


A questão é que podemos ser “achados” e “achar” qualquer pessoa pela internet (mesmo que não queiramos).


A questão é que você “precisa” estar nas redes sociais senão você “some” do mapa!


Simples assim.


Eu penso e não duvido que a Internet encurta as distâncias (principalmente dos nossos amigos do outro lado do oceano), nos faz mais próximos, sabemos mais uns da vida dos outros (... que perigo...), mas tem que haver um limite nessa constante conexão entre as pessoas.


Sentir saudades é preciso, é saudável... mas até nisso é preciso limite...(se posso matá-la é ótimo!nada de masoquismo...)


Se um amigo nos procura, quer saber por nós e não pode estar ao nosso lado, sim, mandamos um email, falamos um pouco da nossa vida... talvez haja um esforço de ambas as partes para estarem juntas um momento, juntas eu digo lado a lado, não webcam com webcam, me entendem?


A s redes sociais nos tornaram preguiçosos, adiamos um encontro, uma troca real com outra pessoa, olho no olho (a Webcam pode estar um pouco desfocada), um toque, um cheiro.


Em breve precisaremos de mais uma especialidade médica nos receitando pílulas contra a Ausência de Saudades.

Luz à todos!